20.1.09

Kigeki - Poesia em 10 minutos.

Titulo: "Kigeki"
Estúdios: 4ºC
Realizador: Kazuto Nakazawa ("Blood +", "Samurai Champloo", "Ergo Proxy", "The Origin Of O-Ren")
Episódios: 1
Duração: 10 min

"Kigeki" ou "Comedy" em Inglês é uma pequenissima OVA de 10 minutos de duração sendo uma das animes mais originais e únicas que já vi.
Criada pelo iconoclasta e terrivelmente independe Studio 4ºC responsável por animes tão geniais e únicas como "Spriggan", "Noiseman Sound Insect", "Kimagure Robot" ou o tripitico "Memories", "Kigeki" é uma maravilhosa fábula negra que narra a história de uma pequena rapariga que nasceu numa época em que toda a Irlanda era dominada pelo tirânico império britânico. Com a intenção de libertar a sua aldeia do dominio britânico a rapariga vai pedir ajuda a um misterioso cavaleiro, conhecido como "The Black Swordsman", que vive num castelo isolado.
Os estúdios 4ºC são conhecidos pela sua extrema originalidade e por não fazer nada, igual ou parecido, com qualquer outro estúdio anime e isso reflecte-se nesta OVA.
Assumindo desde o primeiro segundo o tom de fábula negra e gótica com fortes reminiscências do trabalho de Edgar Alan Poe (na história) e Tim Burton (universo visual), somos de imediato transportados, graças a um trabalho absolutamente fenomenal por parte dos desenhadores e animadores, para um mundo sombrio e violento onde as árvores não têm folhas, a noite é quase omnipresente e a esperança, tal como as folhas que cairam das árvores, deixou de existir à muito tempo.
De facto não me lembro de ver uma anime onde o sentido de ambiente e a capacidade na imersão do espectador tenha sido tão forte pois, e talvez pela duração da anime, cada segundo conta e os estúdios 4ºC não se pouparam a esforços para dar o melhor de si.
"Kigeki" também espanta na animação principalmente na maneira esplêndida como as personagens, que têm um aspecto particularmente feio (algo que é já quase patente "Studios 4ºC") contrastam e ao mesmo tempo completam todo o ambiente e univeros em redor delas, constrastando na cor (a tez branca das duas personagens em contraste com a cor escura do universo) e completando-se no aspecto (o fisico esguio e fraco das personagens com o universo vazio e desértico).
Para além disso a única sequência de acção de "Kigeki" é um verdadeiro festim visual e de animação, sendo que é unicamente nesta sequência que a anime deixa o seu ritmo lento e contemplativo para ser substituido por uma sequência ultra-estilizada e de uma violência gráfica enorme que um Kawajiri não teria renegado. Atenção também para todo o simbolismo de cores utilizado na sequência e o aspecto absolutamente imponente e assustador dos cavaleiros britânicos.

Por último é também indispensável não falar na caracterização das duas personagens, também aqui fenomenal, pois tanto a rapariga como o cavaleiro têm uma personalidade onde a identificação do espectador com os actos e propósitos das personagens é imediata.


Resumindo "Kigeki" é uma OVA genial e absolutamente indispensável que qualquer pessoa, goste ou não goste de anime, deve visualizar, tanto pela animação, como pelas personagens, como pela história com a temática da liberdade absolutamente primária e indispensável para qualquer ser humano.
Além disso a anime só dura 10 minutos. Prometo-vos que não se vão arrepender.




P.S-> Peço desculpa por uma critica tão fraca,mas foi a primeira critica de anime que alguma vez fiz, por isso prometo que ao longo do tempo irei melhorar _D.
Como maneira de facilitarem o meu pedido de desculpas deixo-vos com um presentinho, para vocês fazerem o vosso juizo de valor sobre esta alucinante anime:


Nenhum comentário:

Postar um comentário